quarta-feira, 31 de março de 2010

Fósseis

Fósseis
Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos (animais ou vegetais) que foram preservados até a atualidade por milhares ou até milhões de anos. Esta conservação do fóssil ocorre graças aos fenômenos da natureza (gelo, argila, aridez do solo e minerais).

A importância dos fósseis
Estudando os fósseis e comparando-os com os seres atuais, os cientistas descobriram que os animais e os vegetais foram se modificando através dos tempos. Enquanto alguns tipos se extinguiram, outros sofreram transformações, dando origem aos que conhecemos atualmente.
O estudo dos fósseis auxilia a compreensão das modificações sofridas pelas espécies de seres vivos através dos séculos.

terça-feira, 30 de março de 2010

Célula Animal

Célula Vegetal

Teoria Celular

Todo ser vivo é formado por célula; e essas são os unidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos.

morfo - forma
Fisio - função
logia - estudo

Os seres vivos podem ser unicelulares ou multicelulares. Os procariotos são aqueles que apresentam material genético solto no interior da célula, os eucariotos são os que apresentam núcleo delimitadopor uma membrana

Teorias que expilicam a origem da Vida

-Teoria de Aristóteles - Sec. IV a.C. - Abiogênese:
Afirma que a matéria bruta pode gerar vida, pois apresenta um "princípio ativo", uma "energia vital"

-Teoria de Arrhenius - Extraterrestre:
A vida teria se originado em outros locais do universo e veio parar na Terra de "carona" em cometas, meteoritos,poeira cósmica.
Um meteorito que teria vindo de marte (AH84001) foi encontrado aqui na Terra. Ele tinha uns microorganismos semelhantes a uma célula bem simples. O meteorito "completa" a teoria.

-Teoria de Oparin-Haldane (1930):
Gases da atmosfera primitiva ( CH4 - metano, NH3 - amonia, H2O - vapor de água, H2S - gás sulfírico e CO2 - dióxido de carbono) se juntavam com radiação do sol, raios ultra-violeta e raios de tempestades e formavam os compostos orgânicos. Os compostos orgânicos ficavam em suspensão na água (poças), com os minerais da argila (P-fósforo) davam Aminoácidos, proteínas e ácidos gráxos, que são coacervados. Depois de um tempo, os coacervados viravam uma célula viva.