sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Importância dos Fungos

Os fungos podem provocar a decomposição de restos de animais e vegetais. Eles agem como decompositores nos diversos ambientes.Ao degradarem restos de organismos, deixam no solo muitos nutrientes importantes para o crescimento dos vegetais.
As leveduras são usadas na produção de bebidas alcoólicas, como a pinga (cachaça), a cerveja e o vinho. As leveduras também ajudam a fazer o pão crescer e deixá-lo mais fofo.
Desde a década de 1940, os fungos são usados na produção de antibióticos, e, mais recentemente, várias enzimas produzidas por fungos são usadas industrialmente e em detergentes. São também usados como agentes biológicos no controlo de ervas daninhas e pragas agrícolas.

Bolores Aquáticos

Os citridiomicetos são fungos aquáticos que possuem zoósporo (esporo assexuado que possui flagelo, uma adaptação dos fungos aquáticos).Os citridiomicetos são um grupo de fungos gelatinosos, que aparecem em ambientes aquáticos e terrestres, sendo úmidos e sombrios. Apresentam parede celular com celulose (não há quitina). São na maioria saprófagos. São unicelulares. Esses fungos são filamentosos, com hifas multinucleadas.
Os quitrídios são predominantemente aquáticos. Têm gametas flagelados. Os quitrídios podem ser de água doce ou marinha, parasita de plantas e insetos dípteros ou saprófagos.

Ascomicetos





Leveduras, morquelas, trufas e orelhas de pau são exemplos de fungos desse grupo.
O levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) é um fungo unicelular que transforma, através da fermentação, o açúcar presentes em alimentos em álcool e gás carbônico. Por isso é utilizado na produção de bebidas alcoólicas. Ele também ajuda na produção de pães (ele o deixa macio e o faz crescer).
Os ascomicetos constituem a classe mais numerosa de fungos (mais de 30.000 espécies). A característica principal é a presença de esporos chamados ascósporos, que se desenvolvem no interior de hifas especiais denominadas ascos. Os ascos se formam dentro de pequenas bolsas ou sacos. Embora sejam muito comuns os ascomicetos bem desenvolvidos e comestíveis, existem também algumas espécies microscópicas como o Penicillium matatum.
A maioria das espécies de ascomicetos é terrestre, mas existem representantes marinhos associados com algas, formando liquens.

Zigomicetos


Os zigomicetos são fungos terrestres formados por hifas de paredes quitinosas. Alguns são parasitas mas na sua maioria são saprófagos, vivendo no solo e alimentando-se de matéria orgânica morta. Possuem esporos sem flagelos e na reprodução sexuada produzem zigósporos, ou seja, zigotos de parede espessa e resistente, podendo sobreviver em más condições ambientais.
A espécie Rhizopus stolonifer é o comum bolor negro do pão que também ataca a fruta. Todos os zigomicetos formam esporos em esporângios na reprodução assexuada e formam zigosporângios na reprodução sexuada.
Estes fungos constituem um problema para a preservação dos alimentos antes de os antifúngicos serem rotineiramente adicionados aos alimentos armazenados.

Basidiomicetos


São espécies de fungos que apresentam micélio constituído por hifas dicarióticas formando o chamado corpo de frutificação. Em geral, os Basidiomicetos possuem um micélio bem desenvolvido, formado por hifas septadas, cujas paredes contém quitina. As hifas formam não só o micélio, mas também todo o fungo, inclusive o “chapéu”, sob o qual são produzidos os esporos.
No chapéu ou píleo do fungo são formados os esporos chamados basidiósporos, que são espalhados pelo vento. Quando caem em ambiente favorável (úmido e rico em matéria orgânica) cada esporo germina formando uma hifa unicariótica. Quando duas hifas se aproximam e as células do ápice juntam-se formam uma célula dicariótica. É a partir desta célula que se origina o corpo de frutificação.
Em muitas espécies, os basídios reúnem-se em corpos de frutificação com forma característica, o basidiocarpo (conhecido popularmente como cogumelo), onde os basídios constituem, juntamente com células estéreis, o himênio. Outras espécies não produzem basidiocarpos. Em muitas delas, o basídio sempre se desenvolve a partir de um esporo que germina.
Um exemplo de espécie desse grupo é a Amanita muscaria, um cogumelo venenoso.

Reino Fungi

Os fungos são um reino que possui células eucarióticas. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. O corpo é formado por hifas (septadas ou cenocíticas). As células dos fungos apresentam paredes celulares que contêm quitina. Apresentam substancias de reserva de glicogênio. São heterotróficos, decompõem os alimentos (saprófagos). Apresentam digestão extracelular (liberam enzimas digestivas no meio ambiente, digerindo a matéria orgânica e absorvendo os nutrientes).A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia.