sexta-feira, 2 de abril de 2010

Constituição das Bactérias



A célula bacteriana, por ser procariótica, não possui organelos membranosas nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das células eucariotas.
Estruturas da célula procariota:s
1.Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies. Servem para a troca de material genético entre as bactérias.
2.Os plasmídeos são pequenas moléculas de DNA circular que são juntas com o nucleóide. São comumente trocados na conjugação bacteriana. Os plasmídeos têm genes, incluindo aqueles que protegem a célula contra os antibióticos.
3.Há cerca de 20 mil ribossomas em um citoplasma bacteriano. Os ribossomas procariotas são diferentes dos eucariotas e essas diferenças foram usadas para desenvolver antibióticos que só afectam os ribossomas bacterianos.
4.O citoplasma é preenchido pelo hialoplasma, um líquido com consistência de gel, semelhante ao dos eucariotas, com sais, glicose e outros açúcares, RNA, proteínas funcionais e várias outras moléculas orgânicas.
5.A membrana celular é uma dupla camada de fosfolípidos, com proteínas dentro d'agua.
6.A parede celular bacteriana é uma estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e confere forma às bactérias.
7.Algumas espécies de bactérias têm a cápsula, que é uma camada que protege contra desidratação, fagocitose e ataque de bacteriófagos.
8.O nucleóide consiste em uma única grande molécula de DNA com proteínas associadas, sem delimitação por membrana - portanto, não é um verdadeiro núcleo. O seu tamanho varia de espécie para espécie.
9.O flagelo é uma estrutura proteica que roda como uma hélice. Muitas espécies de bactérias movem-se com o auxílio de flagelos. Os flagelos bacterianos são completamente diferentes dos flagelos dos eucariotas.

Além dessas estruturas há também:
•Vacúolos bacterianos: não são verdadeiros vacúolos, já que não são delimitados por dupla membrana lipídica como os das plantas. São antes grânulos de substâncias de reserva, como açúcares complexos.
•Algumas bactérias podem enquistar, formando um esporo, com um invólucro de polissacáridos mais espesso e ficando em estado de vida latente enquanto as condições ambientais forem desfavoráveis.

(texto alterado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário