sexta-feira, 11 de junho de 2010

Basidiomicetos


São espécies de fungos que apresentam micélio constituído por hifas dicarióticas formando o chamado corpo de frutificação. Em geral, os Basidiomicetos possuem um micélio bem desenvolvido, formado por hifas septadas, cujas paredes contém quitina. As hifas formam não só o micélio, mas também todo o fungo, inclusive o “chapéu”, sob o qual são produzidos os esporos.
No chapéu ou píleo do fungo são formados os esporos chamados basidiósporos, que são espalhados pelo vento. Quando caem em ambiente favorável (úmido e rico em matéria orgânica) cada esporo germina formando uma hifa unicariótica. Quando duas hifas se aproximam e as células do ápice juntam-se formam uma célula dicariótica. É a partir desta célula que se origina o corpo de frutificação.
Em muitas espécies, os basídios reúnem-se em corpos de frutificação com forma característica, o basidiocarpo (conhecido popularmente como cogumelo), onde os basídios constituem, juntamente com células estéreis, o himênio. Outras espécies não produzem basidiocarpos. Em muitas delas, o basídio sempre se desenvolve a partir de um esporo que germina.
Um exemplo de espécie desse grupo é a Amanita muscaria, um cogumelo venenoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário